sexta-feira, 3 de abril de 2009

Amazônia.vc

Você sabe quanto a Amazônia já foi devastada?

Nos últimos 5 anos a Amazônia perdeu 4,5 campos de futebol por minuto.
E agora tem um jeito de você proteje-la sem sair de casa.

(Foto do Aplicativo Amazonia.vc)

O programa Fantástico, da rede globo apresentou em setembro de 2008 o portal globo amazônia, onde você pelo seu computador pode ser um vigia da floresta amazônica.

Na página principal do globo amazônia (http://www.globoamazonia.com/) você tem informações sobre as queimadas e desmatamentos. Para quem é participante do site http://www.orkut.com/ o portal lançou o aplicativo Amazonia.vc que permite a você observar o noticiário completo sobre os problemas ambientais e ainda ser um fiscal, monitorando e protestando nos pontos mais recentes dos foco de destruição da floresta que aparecerão no mapa interativo. Os dados do programa são atualizados todos os dias e são fornecidos pelo Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que desde 1988 vem produzindo estimativas anuais das taxas de degradação florestal da Amazônia.

Você tem dúvidas de como baixar e protestar?

Entre no site http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL751516-15605,00.html. Aqui você pode ver o video completo do lançamento do portal globo amazônia e também a explicação detalhada de como obter e utilizar o aplicativo, é bem simples. Chame seus amigos e vamos protestar contra a destruição da Amazônia!

Sites relacionados:
---------------------------------------------------------------------------------------------
http://inpe.br/ - No site do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), você pode obter mais informações de como funciona o monitoramento não só da Amazônia, mas também da Mata Atlântica, as queimadas e vários outros fatores que afetam o nosso país.
---------------------------------------------------------------------------------------------
http://pirandina.cptec.inpe.br/queimadas - Este site, ligado ao INEP, apresenta o monitoramento dos focos de queimadas em todo o território nacional.
---------------------------------------------------------------------------------------------

2 comentários:

  1. Quando se fala na Amazônia, muitos
    pela distância acham que ela não nos influencia.

    O que oucos sabem é que foi de lá que veio
    grande parte da chuva que causou a
    catástrofe do ano passado.

    Grande abraço
    Prof Luchetta

    ResponderExcluir

Opinião das Folhas