sexta-feira, 24 de abril de 2009

Pódio dos Agrotóxicos

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) fez uma análise com 17 alimentos vendidos em 2008 nos supermercados do Brasil, exeto em Alagoas. Foi detectado que em todos os alimentos haviam amostras com resíduos de agrotóxicos não permitidos para aqueles determinados produtos e em nove deles se constatou um nível muito elevado do estipulado. Além disso a agência encontrou no abacaxi o ometoato, uma substância proibida no Brasil desde 1985. Os campeõs em irregularidades muito presentes na mesa dos brasileiros foram o pimentão (64,36%) em segundo lugar o morango (36,05%) seguido da uva (32,67%), no ano passado o tomate foi indicado como o mais irregular, já este ano ele ficou com um percentual de 18%.

O câncer é o principal problema em que os agrotóxicos podem prejudicar a saúde humana, por isso é muito importante saber a origem dos alimentos que compramos, mas a melhor maneira de eliminar o excesso de agrotóxicos ainda é lavar bem os alimentos antes de ingerí-los. "Mas, dependendo da quantidade, o agrotóxico pode estar até na polpa", afirma Délio Campolina, presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia.

5 DICAS - Para redução de agrotóxicos. (Délio Campolina e Mônica Beirute)
»Lave frutas e hortaliças por um minuto com uma esponja e detergente neutro.
»Tire as folhas externas das verduras, que concentram mais agrotóxico.
»Prefira produtos com origem identificada.
»Compre preferencialmente alimentos da época.
»Frutas de casca fina concentram mais agrotóxico. Por isso, lave-as em água corrente com sabão, enxague bem e depois descasque-as. Se quiser consumi-las com a casca opte pelas orgânicas.

Veja a tabela completa com os 17 alimentos analisados:


Sites Relacionados:

Anvisa - http://www.anvisa.gov.br/

Ministério da Saúde - http://portal.saude.gov.br/saude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião das Folhas