terça-feira, 15 de setembro de 2009

Você já ouviu falar em Smog fotoquímico?

Smog fotoquímico é um problema ambiental pouco conhecido. A origem da palavra smog vem do inglês, é a combinação das palavras smoke (fumaça) e fog (neblina). Esse problema recebeu o nome de smog porque causa uma diminuição da visibilidade na atmosfera.
O ozônio(O3) é ótimo para os seres humanos quando se encontra na estratosfera, porém quando ele está na camada do globo onde vivemos, a troposfera, acabe se tornando algo nocivo e é justamente a presença desse ozônio juntamente outros compostos orgânicos que forma o smog fotoquímico. Esse fenômeno ocorre principalmente em grandes centros urbanos, porque nestes locais há uma grande quantidade de automóveis e no seu abastecimento parte da gasolina evapora e acaba, juntamente com o ozônio, fazendo parte da formação do smog.
O smog pode causar efeitos colaterais no nosso organismo desde irritação e danos nos olhos, pele e pulmões até o agravamento de doenças respiratórias. Ele pode ser prejudicial para os vegais também, diminuindo a taxa de fotossíntese dos vegetais.
Smog em Los Angeles- 1948

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião das Folhas