sábado, 21 de março de 2009

Projeto Sodis cria método de desinfecção da água pela luz solar


O método consiste em colocar, garrafas PET com água no sol, encima de placas escuras ou nos telhados das casas, por aproximadamente 6 horas antes do consumo. Essa ação, diminui as chances de se contrair doenças transmissíveis pela água não tratada.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1,8 milhão de pessoas morrem anualmente devido ao consumo de água contaminada. Esse quadro tende a piorar, e por causa das mudanças climáticas a situação de falta de acesso à água também.

O projeto é desenvolvido em diversos países com situação de saneamento básico precária, inclusive no Brasil, onde foi implantado na comunidade de Prainha do Canto Verde, Fortaleza (CE).

Cientistas irlandeses coordenados por Patrick Dunlop desenvolveram protótipos de equipamentos que utilizam fotocatalisadores para acelerar a desinfecção da água. As garrafas PET serão substituídas por um reator de fluxo continuo que está sendo desenvolvido na Espanha. Planeja-se testar estes equipamentos em comunidades africanas em 2009.

Os equipamentos, que deverão custar o equivalente a cerca de 40 libras esterlinas, serão capazes de realizar a desinfecção de 2,5 mil litros de água por dia. E ainda poderão também gerar atividade econômica nas comunidades carentes, sendo uma coisa independente das ONGs e governos.

Leia mais: http://www.cimm.com.br/portal/noticia/exibir_noticia/4902-projeto-sodis-cria-mtodo-de-desinfeco-da-gua-pela-luz-solar

Um comentário:

  1. Agora é só tomar algumas "cocas" para
    conseguirmos o PET!!! Rsrsrsrs

    Solução inteligente e alternativa.

    Grande abraço
    Prof Luchetta

    ResponderExcluir

Opinião das Folhas