sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Influenza A... TCHIM!



No mês de Abril deste ano (como, pelo menos, 1/3 da população mundial já sabe), uma nova epidemia de gripe se deu início na América do Norte e por ser de fácil contágio, espalhou-se muito facilmente por vários países. Denominando-se, então, uma pandemia.
Esse novo vírus sofrera mais mutações, e hoje denominamos a gripe A; é o H1N1, em que as proteínas H = Hemaglutina e N = Neuraminidase estão presentes com variações da gripe suína (muito semelhante às gripes espanhola, aviária e outras tantas humanas). Os sintomas da doença são o aparecimento repentino de febre, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação nos olhos e fluxo nasal.
Pesquisas realizadas nos últimos dias têm mostrado que o vírus é sensível aos compostos zanamivir (vendido com o nome comercial de Relenza) e oseltamivir (nome comercial: Tamiflu). Tais medicamentos são usados também para combater outras variantes de vírus influenza. Mas, como conselho, lhes informamos que as melhores medidas a serem tomadas vêm da educação vinda de casa; sempre lavar bem as mãos, cozinhar bem os alimentos, em dias de inverno usar agasalhos que nos protejam bem de ventos frios e, principalmente, ficar em lugares bem arejados.




~> Lembrando que há casos de gripe A confirmados no Brasil desde o mês de Junho, mas antes mesmo tinham-se suspeitas da doença. No nosso Estado, os casos confirmados são de 65 doentes; aproximando um pouco mais: em Blumenau, tiveram 2 casos confirmados e algumas suspeitas - diz-se que muitos já passaram pela gripe sem nem mesmo saber. E não esqueça de se atualizar sempre em sites, revistas, rádio e televisão sobre isso, é a saúde do mundo que combatemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião das Folhas